Idealizado como projeto-piloto em 2018, pela Secretaria de Assistência Social (Semas) do Município, o Sorrimobi é voltado à mobilidade urbana e tem como função tornar mais ágil o controle da frota de veículos, facilitar o transporte de servidores em serviço e reduzir custos. E tudo isso via aplicativo.

Desde a implantação em 2018, o que era um projeto-piloto decolou e em março deste ano já contabilizava mais de 40 mil corridas executadas por cinco veículos. Conforme a gestora da Semas, Jucélia Ferro, o Sorrimobi já gerou economia de quase R$ 750 mil para os cofres públicos, visto que, chamar o carro por aplicativo evitou 20 novas locações de veículos

Além de agilizar processos e gerar economia direta, os servidores que utilizam o app não precisam se preocupar em pegar o volante, enfrentar o trânsito, nem perder tempo com “onde estacionar”. “É assim, a partir de ações inovadoras, que seguimos sempre em busca na excelência da gestão, com reflexo direto no melhor atendimento de nossa população”, ressalta Jucélia.

Hoje, para dar conta de toda a demanda, a Semas conta com a parceria com a Controladoria Geral do Município (CGM), a Secretaria Municipal de Administração (Semad) e o Departamento de Gestão de Frotas da Secretaria Municipal de Transportes (Semtra).

O outro projeto, o Banco do Empreendedor, é desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Viabilizado em setembro de 2023 por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Sorriso e a instituição financeira de microcrédito, Credisol, o projeto do Banco do Empreendedor  Juro Zero prevê a viabilização de linhas de crédito para pequenos empreendedores com valores que podem variar de R$ 5 mil para microempreendedor individual (MEI) e R$ 10 mil para microempresa (ME).

“Implantar o Banco do Empreendedor era uma meta compartilhada por gestores e empreendedores de Sorriso, iniciamos a articulação para isso ainda em 2020, e, hoje ver esse objetivo tomando forma, atendendo a quem necessita nos enche de orgulho”, frisa o secretário Cláudio Oliveira.

Do início das operações em setembro de 2023, até o momento, o Banco do Empreendedor já disponibilizou mais de R$ 1,4 milhão em crédito para MEIs e ME. E tem chamado a atenção o número de mulheres que buscam informações e tem regularizado seus empreendimentos. Segundo o gestor, a maioria dos sorrisenses da modalidade microempreendedores individuais (MEIs) que buscam aporte de crédito são mulheres. “Hoje temos uma nova realidade, com muitas mulheres empreendedoras, no geral, 60% dos negócios são firmados por elas”, afirma.

Para quem busca mais informações sobre o banco do Empreendedor, basta procurar a Sala do Empreendedor na Avenida Blumenau, das 7 às 13 horas de segunda a sexta-feira, anexo à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bairro Rota do Sol. Outra opção é ligar no 3545-8381.

“São dois projetos que nos orgulham muito: estamos falando de mobilidade urbana e de empreendedorismo; o primeiro trouxe economicidade e mobilidade para dentro da gestão; o segundo tem permitido que nossos empreendedores tirem seus sonhos do papel, gerando renda para a família, trabalho e desenvolvimento”, destaca o prefeito Ari Lafin. “Sou grato a todos os envolvidos, a Jucélia e o Cláudio pela inovação e determinação nos projetos”, completa.

O Prêmio Sebrae

De acordo com o próprio Serviço, o Prêmio Sebrae tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas inovadoras, protagonizadas por gestores públicos municipais de Mato Grosso. Esta é a 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE).

Ao todo, foram inscritas 28 prefeituras, com um total de 53 projetos, demonstrando o compromisso de todos em promover o desenvolvimento econômico e social em Mato Grosso. Já na premiação, 17 cidades mato-grossenses tiveram suas iniciativas reconhecidas.

“O nosso propósito ao realizar esta premiação é justamente identificar, divulgar e valorizar as melhores iniciativas do setor público municipal, com práticas bem-sucedidas da administração pública, que tenham contribuído para a criação ou para o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas, além de promover o desenvolvimento sócio territorial dos municípios mato-grossenses”, enfatiza a diretora Superintendente Lélia Brun, ao destacar a importância da premiação.